Este blog foi feito com o intuito de expor poemas, explicar sobre goticismo, vampirismo entre outros a fim de ajudar a todos nós praticantes e interessados sobre o assunto.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Movimento Punk

Punk.

Fiquei impressionada como as pessoas criticam tudo o que vêem... Sempre !
Hoje fui à padaria e lá na fila do pão ( .--. ) tinha um Punk, e logo depois dele tinha uma mulher, cheia de brincos e pulseiras com aquelas roupas de grife. Uma mulher bem sucedida, (vamos dizer assim), (não tenho nada contra)............. Bem, o Punk pegou o pão , saiu e logo depois a mulher começou a criticar as roupas, o cabelo e os piercings que ele usava. #TENSO, porque uma pessoa do NÍVEL dessa mulher devia saber que Punk foi um movimento juvenil que surgiu na década de 70, e não é uma modinha qualquer! pois é.
Então dedico o post para a Mulher da Padaria. :P

Como Surgiram?

Bem, como eu já havia dito, o estilo Punk surgiu na década de 70 quando quando a europa sofria sérias transformações sociais. Com isso, na Inglaterra surgiu um dos mais importantes movimento: O Movimento Punk. Jovens revoltados com a socidade, pobres, desempregados começaram a criticar a sociedade pelo modo agressivo de ser: O modo de vestir, ser e agir. Os Punks defendiam o Anarquismo e a liberdade individual. Faziam inúmeras manifestações contra a hipocrisia, privílégios injustos e as desigualdades sociais.
Depois de algum tempo, a sociedade conseguiu abafar o movimento, fazendo com que os Punks quase desaparecerem


Como eles se vestem?

Os Punks buscavam sempre fugir dos padrões da sociedade (modismo).
O corte de cabelo moicano (ou cabelos espetados e coloridos), roupas velhas e rasgadas (calças jeans rasgadas..) mostram a oposição ao consumismo, jaquetas de couro com frases de indignação às injustiças do Estado repressor e a atitude subversiva, coturnos, tênis converse, correntes....


Ideais e Valores:

A "moda" punk é diferente da moda tradicional e sempre apresenta elementos contra a sociedade e seus valores.
Eram contra o nazimo, eram a favor do amor livre, autodidatismo, cosmopolismo e principalmente a liberdade individual.


Música :

As bandas que se destacavam na década de 70 eram  Deep Purple, Pink Floyd, Yes, Black Sabbath, Led Zeppelin (pois suas letras eram "viajadas", fora do padrão da sociedade).

Ramones,CRASS, The Clash (considerada traidora porque fez um comercial para uma multinacional de jeans) marcaram o "auge".
Sex Pistols, Sham 69, Television, Vibrators, The Jam e Uk Subs fizeram o início do HARDCORE. 

No Brasil surgiram Ratos de Porão, Olho Seco, Cólera, Kaos 64, Desordeiros, Brigado do Ódio, Inocentes, Estágio Zero, Hino Mortal, Armagedom e mais tarde Legião Urbana aderiu a ideais Punks em suas letras de músicas.


Curiosidades:

Enquanto as bandas eram a favor do movimento Punk, outras estavam sugadas pela discoteca, assim surgindo o filme "Embalos de Sábado à Noite" como um marco da queda dos Punks (pois gravadoras tiravam a criatividade dos jovens que motavam bandas "de garagem")

Na década de 70, fanzines Punks surgiam, sendo iniciado por Sniffing Glue (Cheirando Cola) ,que mostrava que você é capaz de fazer todos os objetos de usos, sem comprar revistas, camisas de lojas e pagar caro por discos e fitas, criando assim o lema  DIY - DO IT YOURSELF ou FAÇA VOCÊ MESMO.


 
http://thecrobard.propagande.org/punk/look/index.html


Texto de Fernanda Queiros 

Sem comentários:

Enviar um comentário