Este blog foi feito com o intuito de expor poemas, explicar sobre goticismo, vampirismo entre outros a fim de ajudar a todos nós praticantes e interessados sobre o assunto.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Góticos, Darks e os Estilos: Góticos, Darks e Punks

Góticos, Darks e os Estilos: Góticos, Darks e Punks



O gótico moderno derivou-se do movimento Punk da década de 80, dessa maneira derivando varios estilos como:
1 * Punk - Dark
2 * Ultra-Romântico
3 * Cyber-Gothic (Cyber-Punk)
4 * Manga-Boys/Manga-Girls
5 * Divas

Punk-Dark:
Alguns góticos mantêm parte do estilo Punk/Pós-Punk, cuja trilha sonora abrange desde as primeiras bandas góticas (OldSchool ou Classic Gothic) como: Joy Division; Sisters of Mercy; Cure; Siouxsie; X-Mal Deutschland; e todas as diversas bandas que derivam dessas.
Cabelos muito armados ou moicanos e maquiagem, eventualmente borrada. As roupas podem variar de preto básico (camisa preta lisa ou de banda, calça preta e bota preta) à roupas rasgadas e com o aspecto de velhas e muito usadas.
Algumas peças de couro como calças, jaquetas e botas, frequentemente ajudam a compor o visual, além da mais clássica peça do vestuário gótico que é o sobretudo (longo e preto), dando o toque final, na composição de qualquer vulto sombrio.

Ultra-Romântico:
Profundamente identificados com poetas malditos do final do séc. XIX (como Baudelaire, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, etc.), e apaixonados pela tragédia romântica. A trilha é compostas pelos estilos Ethereal, Heavenly Voices, Doom, Gothic Metal e Mittelalter (medieval).
Usam muita renda, crepes de seda, veludo, golas e mangas com babados, saias longas, vestidos compridos, espartilhos e decotes que valorizam os seios. Entre os homens usa-se blusas também de golas e mangas com babados ou cadarços, renda, muitas vezes de cores claras, calças pretas, às vezes coletes, sobretudos ou capangas, sapatos pseudo-sociais ou botas são muito usados.
A cor predileta é o preto, mas o vinho, o vermelho escuro (sangue), o branco e o marfim são também frequentes. Os cabelos em geral são longos e escuros.
Os mais ousados ostentam um certo aspecto vampiresco (frequentemente intencional) ou demoníaco, eventualmente composto com lentes de contato, caninos, pele empalidecida com maquiagem e anéis que simulam garras.

Cyber-gothic:
Enquanto uns suspiram pelo passado estes sonham com um futuro caótico, uma cultura cyber-punk, onde "a informação deseja ser livre". O som é eletrônico, em suas variadas ramificações (OldSchool, NewBeat, EBM, Synth & Future-Pop, etc.).
O tema é a integração (nem sempre) perfeita entre homem/máquina em um só. Se partes do corpo ainda não podem ser substituídas, então façamos com que pareça ao menos.
Roupas (também referidas como Cyber-Wear) com detalhes em prata, violeta, branco, vermelho metálico e algumas vezes, alguma cor mais chamativa, ainda que o preto aqui também seja predominante. Calças com zíperes, e faixas (que dão um aspecto meio caótico a peça), blusas com pinos metálicos, botas com grandes plataformas e detalhes em metal, spikes, argolas e plástico, além de luzes de cores diversas que piscam ou brilham, compõem os detalhes do vestuário. Materiais e tecidos alternativos, bastante modernos e preferencialmente contendo algum tipo de tecnologia são bem explorados e resultam algumas vezes numa aparência para-militar e pós-apocalíptica.
Os cabelos são futuristas nas cores e formatos, espetados, raspados em baixo, cortes irregulares e cores gritantes, passando pelo branco e o azul. Já a maquiagem pode ser inspirada no filme Blade Runner, ou simular traços e pinturas de guerra, porém com cores florescentes que brilham no escuro.

Manga-boys/manga-girls:
Esse estilo, ainda pouco conhecido (se não inexistente) no Brasil, vem ganhando um número cada vez maior de adeptos na Europa e, em menor escala, nos USA. A preferência musical é muito semelhante à do Cyber-Gothic, no entanto, dando ênfase aos sons mais modernos e muitas vezes englobando diversas outras tendências de e-music (como diversos estilos de Trance, Goa, Electro e algumas vertentes de Techno). De fato, esse estilo surgiu diretamente associado ao Future-Pop, e sua capital atual é Londres. Tókio também poderia ser considerada, no entanto, a cultura de vestir-se como personagens Manga, além de já ser muito antiga por lá, não é diretamente relacionada a nenhum tema cyber ou gótico.
Em Londres, por outro lado, o grupo conhecido como Manga Clan, segue a banda VnV Nation (um dos fundadores do Future-Pop) em shows e turnês por toda Europa. Quem tiver a feliz oportunidade de ler o encarte do Cd Empires do VnV, encontrará a seguinte nota: "Hello to (...) Mauro and the countless other members of the Manga Mafia".
Basicamente, inspiram-se na estética Manga dos quadrinhos e animações japonesas, usando maquiagem para que os olhos pareçam bem maiores, franja e "maria-chiquinha" nas meninas, com cabelos coloridos compostos de apliques (para que pareçam maiores), em tons de rosa, amarelo, azul, laranja e verde. Meninos com cabelos espetados para frente em tufos (as vezes apenas 3 ou 4 tufos), ou irregulares para cima como um cyber-samurai.
Roupas provocantes em vinil, plástico, cromados, tecidos futuristas, ou em preto com detalhes coloridos. Saias rodadas e curtas, com meias e botas compridas, e um certo ar infantil. Muitos detalhes em letras japonesas ou luzes, textos e imagens que piscam, brilham ou algumas vezes se comportam como Outdoors.
Nos USA, esse estilo chegou com um formato "Meninas Superpoderosas Góticas", ainda guardando uma referencia ao Manga, porém não tão direta e evidente quanto na Europa.

Divas:
Curiosamente este estilo não esta associado a nenhum subgênero musical específico. As Divas se encaixam em qualquer estilo de musica gótica.
Parecem remeter diretamente àquele ideal de mulher inalcançável, do ultra-romântico, porém de uma forma moderna e estilizada. As novas Divas, não são delicadamente perfeitas como aquelas antigas, ao invés, transmitem um certo ar de agressividade (superioridade). Essa idéia é bem exemplificada no título do disco 'Bullet Proof Divas' do Hexedene, que contém 12 faixas todas com vocal feminino. No encarte (e na capa) do disco, podemos encontrar fotos dessas mulheres à prova de balas.
São "altas" (nem sempre no sentido literal, mas denotam uma postura altiva) geralmente com plataformas surpreendentemente grandes, e cabelos bem compridos que são indiscutivelmente seu maior orgulho. Os penteados variam entre dreadlocks, tranças, armados ou com "maria-chiquinha", e as cores extravagantes são fundamentais.
As roupas incluem corseletes, peças com arames de sustentação, vinil, couro e muitos acessórios como pulseiras, cordões, adereços de cabelo, luvas, etc. A maquiagem é muito carregada e com motivos diversos, podendo destacar dentre eles o egípcio como sendo um dos mais explorados.
Devido à restrição de movimentos causada pelas roupas, sua dança consiste em balançar-se lentamente, fazendo que os enormes cabelos toquem suavemente as pessoas ao seu redor.
A primeira Diva entre todas foi, sem sombra de dúvida, Siouxsie Sioux, já num momento posterior ao pós-punk (que tinha roupas mais simples e algumas vezes masculinas), quando começou a experimentar composições mais "montadas". Recentemente, a banda americana Switchblade Synphony (diretamente influenciada por Siouxsie) é composta por duas Divas, que exemplificam uma versão nova desse estilo.
Atualmente esse estilo, que sempre pertenceu às mulheres, passou a ser adotado por alguns homens, em Londres, aonde chega até a ser comum, mesmo que em outras cidades da Europa, nem tanto. Não há quase diferença dos Divas para as Divas, e o visual é composto no mesmo modelo, tendo como resultado final verdadeiras Drag-Queens góticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário