Este blog foi feito com o intuito de expor poemas, explicar sobre goticismo, vampirismo entre outros a fim de ajudar a todos nós praticantes e interessados sobre o assunto.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Grunge


Grunge (às vezes chamado de Seattle Sound ou Som de Seattle) é um subgênero do rock alternativo, que surgiu no final da década de 80no estado americano de Washington, principalmente em Seattle. É Inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metal e pelo indie rock. Os temas das bandas nomeadas grunge geralmente estão relacionados com letras cheias de angústia e sarcasmo, entrando em temas como a alienação social, apatia, confinamento e desejo pela liberdade. A estética grunge é despojada em comparação com outras formas de rock, e muitos músicos grunge foram observados por suas aparências desleixadas e pela rejeição da teatralidade.
O início do movimento grunge se agrupou em torno da gravadora independente Sub Pop, de Seattle, no final da década de 80. O grunge se tornou comercialmente bem-sucedido na primeira metade da década de 1990, devido principalmente aos lançamentos de Nevermind, doNirvana e de Ten, do Pearl Jam. O sucesso dessas bandas impulsionou a popularidade do rock alternativo e fez do grunge a forma mais popular de hard rock na época. No entanto, muitas bandas grunge estavam desconfortáveis com esta popularidade. Embora a maioria das bandas grunge terem se separado ou desaparecem no final da década de 1990, sua influência continua a afetar o rock moderno.
A popularidade do grunge começaria a diminuir em meados da década de 1990. Das grandes bandas que deram vida ao movimento, só estão ativas em 2010: Pearl JamMudhoneyThe MelvinsHoleSoundgardenStone Temple Pilots e Alice in Chains.

Temas

As letras são normalmente cheias de angústia, muitas vezes abordando temas como alienação social, apatia, confinamento e um desejo de liberdade. Uma série de fatores influenciou o foco sobre tal assunto. Muitos músicos grunge exibem um desencanto geral com o estado da sociedade, bem como um desconforto com os preconceitos sociais. Tais temas têm semelhanças com aqueles abordados pelos músicos do punk rock e as percepções da Geração X. O crítico musical Simon Reynolds disse em 1992 que "há um sentimento de exaustão na cultura em geral. As crianças estão deprimidas com o futuro." O humor no grunge é muitas vezes satirizado no glam metal — por exemplo, a canção "Big Dumb Sex" doSoundgarden — e em outras formas de rock popular durante a década de 1980.

Sem comentários:

Enviar um comentário