Este blog foi feito com o intuito de expor poemas, explicar sobre goticismo, vampirismo entre outros a fim de ajudar a todos nós praticantes e interessados sobre o assunto.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Estilo Gótico

Estilo Gótico



Existe a idéia de que os "góticos" são todos seres soturnos, que gostam de cemitérios, que nenhum admite ir à praia, que são tristes e melancólicos.
Há tristeza e melancolia sim, face aos preconceitos e desconhecimento dos seus ideais e origens culturais. Há nas reuniões de gente vestida de negro uma alegria e romantismo que se reflete metaforicamente através da lua, o seu "satélite do amor". No entanto, alguns, não sabem colocar limites às necessidades teatrais. Afinal, o que os distingue?
Imagine-se uma história que recorra à crueldade e perversidade como forma de glorificar a virtude - que no final sempre triunfa. Uma donzela virtuosa, um herói apaixonado e um vilão que não olha a meios para obter os seus fins. A isto acrescentem-se as forças ocultas do sobrenatural e um ambiente tenebroso. "Tempere-se" depois com os seguintes elementos: a existência de um antigo manuscrito, magia, fantasmas ou espectros, loucura e sonhos proféticos, um castelo antigo ou em ruínas, obras de arte, armaduras e espadas ferrugentas, crimes e imenso sangue, religião católica, Itália, e a Natureza como motivo principal. Resultado: a essência do "Gótico".
Para Sara Patrão, 28 anos, sócia e relações públicas do CultoClub, em Cacilhas, a origem dos preconceitos está no desconhecimento generalizado das origens e desenvolvimento ao longo da história do conceito de Gótico. "A origem do termo Gótico, vem dos Godos, uma tribo germânica do século III / IV que tinha várias características filosóficas, artísticas e bélicas. Mas foi no século XIX, através da novela gótica, os autores chamados "satânicos" ou laquistas, o Locus Horrendus, os românticos com toda a sua teatralidade estética (olheiras, vestimenta negra), o interesse pela anatomia (nomeadamente o esqueleto humano e todos os seus ossos), os cemitérios, os romances de cavalaria, o morrer por amor, as ruínas, as pinturas soturnas, o sangue e toda uma panóplia de interesses que mais tarde criaram os clichês."
Em Portugal, o movimento, apesar de já bastante difamado, ainda é recente, sugir nos meados dos anos 90, mas apenas em ambientes restritos.
As pessoas encontravam-se em concertos, festas organizadas que envolviam sempre música e moda (o modo de vestir identificava as pessoas).
Atualmente, o Gótico manifesta-se com maior força na faixa etária mais jovem, dos 15 aos 25 anos.
Existem sítios onde ainda se pode ouvir música Gótica: Tocsin, Jukebox, Disorder, Festas Graveyard Sessions - em Lisboa. Em Almada, o Lado Negro Bar e o Culto Bar. Em Setúbal: o La Bohême, no Porto o Heavens Gothic Bar.
Também existe lugar para a moda Gótica: vestuário e acessórios por medida com influências medievais, góticas, podem ser adquiridos na loja Darkfashion.
Se o negro é a cor base na indumentária Gótica, também na música ela é predominante. Bandas como Siouxsie and the Banshees, the Damned, Bauhaus, the Cure, Joy Division, Sisters of Mercy, UK Decay, all About Eve, Fields of the Nephilim são no entender da estilista "muito importantes na manifestação do Gótico".
Tambem a literatura ajudou a consolidar o movimento. Shakespeare é disso exemplo, ao utilizar, nas suas peças, uma parte dos elementos que se encontram na escola gótica, como é o caso do fantasma em "Hamlet", as bruxas em "Macbeth" ou o carácter distorcido de "Ricardo III" na peça com o mesmo nome.
Mas as aparências iludem e nem todos os Góticos são soturnos.

Sem comentários:

Enviar um comentário