Este blog foi feito com o intuito de expor poemas, explicar sobre goticismo, vampirismo entre outros a fim de ajudar a todos nós praticantes e interessados sobre o assunto.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

headbanger


Headbanger



Headbanger (também metalhead) é um termo usado para designar um fã do estilo musical heavy metal e suas variantes. O termo headbanger refere-se também aqueles que praticam oheadbanging. Os cabelos compridos, casacos de couro e patches de bandas de metal ajudam a promover um sentido de identificação na subcultura.

Origem do nome

Em fins da década de 60e início da década de 70 bandas como Black SabbathDeep PurpleUriah HeepGrand Funk Railroad usavam oblues "shuffle" como base de muitas de suas músicas. Junto a este ritmo alucinante e pesado, ele fazia com que os fãs balançassem suas cabeças frenéticamente.
Segundo os guitarristas do Status QuoRick Partiff e Francis Rossi, muitos dos apreciadores do rock underground da época em pubs daInglaterra nas cidades de Birmingham e Londres, já realizavam este tipo de dança ouvindo soul. Eles próprios quando decidiram adotar um estilo de rock mais underground e frequentar estes pubs, perceberam como os roqueiros deste recintos agiam e decidiram fazer o mesmo no palco. Automaticamente bandas como Black SabbathDeep PurpleUriah Heep, por frequentarem os mesmos locais também começaram a adotar o mesmo tipo de atitude no palco. Bill Ward, ex-baterista do Black Sabbath, comenta em um video de Ozzy Osbourne que este estilo de atitude foi crucial para o sucesso do Black Sabbath em terras americanas.
Então foi o movimento destas bandas apoiadas por apreciadores e fãs da época que fez existirem headbangers. Mas na verdade os mesmos somente foram denominados desta maneira a partir do surgimento da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) um movimento criado por bandas que resgatavam o heavy metal no final dos anos 70 e início dos anos 80. O nome headbanger foi inicialmente enfatizado pelos Ramones, em uma canção chamada Suzy Is A Headbanger, lançada no álbum Leave Home de 1977. Com o movimento punk em alta, a Revista de Rock inglesa "Sounds", que deu suporte para bandas da época como Iron MaidenSaxonAngelwitchSamson, e Tygers Of Pan Tang associou a nova gíria ao comportamento dos fãs da nova vanguarda do heavy metal, criando assim o nome do movimento.


Visual

O visual chamado de old school (velha guarda, em uma tradução mais aberta) é composto de camiseta preta de banda ou não, calça jeans (normalmente rasgada) ou preta (normalmente de couro), tênis cano alto, geralmente branco, e acessórios "opcionais" como um colete feito a partir de uma jaqueta jeans, geralmente com patches de bandas, cinto, braceletes e pulseiras. Em épocas de clima frio, jaquetas de couro ou jeans com "patches" também fazem parte do visual.
Rob Halford, da banda de heavy metal Judas Priest inventou um visual de couro com rebites para os metalheads. Antes disso, pode se observar que o visual adotado era um visual hippie. Halford viu que os hippies nada tinham a ver com o heavy metal, e inspirado pelas casas noturnas inglesas, e vendo a polêmica que o heavy metal criou, adotou um visual fetichista. Conforme foi tornando-se famoso, o heavy metal foi sendo envolto em uma aura de "misticismo" no qual se colocava este estilo como extremamente machista. Assim, não se associava a imagem do visual introduzido por Halford aos bares gays ingleses, nem mesmo se cogitava o fato de uns dos líderes da NWOBHM ("New Wave Of British Heavy Metal"), Rob Halford (que tem a alcunha de Metal God, "Deus do Metal") ser bissexual. Muitos headbangers adotaram partes do visual de couro com rebites de Rob Halford, como as correntes, spikes, gargantilhas, cintos de pirâmides entre outros pois este dão uma certa agressividade ao visual. O visual descrito acima remete principalmente à NWOBHM e ao surgimento do thrash metal na baía de San Francisco, nos Estados Unidos.
Já no fim dos anos 80 e início dos anos 90, com a ascensão de vertentes como o doom metalgothic metal e o black metal vindos da Europa, principalmente da Escandinávia, tornou-se popular o uso de coturnos e sobretudos. Os coturnos são muito populares entre os headbangers. O cinto de bullets (balas) e a calça camuflada, os coturnos, acessórios que remetem ao militarismo.


No Brasil

No Brasil durante os anos 80 e início dos anos 90, no ABC paulista, lugar onde havia uma das maiores concentrações de headbangers no país, o uso do coturno era exclusivo de tribos como punks e góticos, sendo utilizado pelos headbangers, assim, os tênis cano-alto brancos, de marcas como PonyLe Coq e Le Cheval entre outros. A cor preta é adotada pelos headbangers por ser a cor representante da ira e da inconformação, diferentemente de outras contra-culturas undergrounds, como punksgóticosskinheads, entre outras, que adotam o preto por ter outros significados.Também é muito comum entre os headbangers os cabelos compridos, uma marca registrada do estilo. O termo "metaleiro" foi criado pela Rede Globo, durante as transmissões do Rock in Rio (1985).


Em Portugal

Em Portugal, os fãs do heavy metal são usualmente designados por "metaleiros"

Sem comentários:

Enviar um comentário