Este blog foi feito com o intuito de expor poemas, explicar sobre goticismo, vampirismo entre outros a fim de ajudar a todos nós praticantes e interessados sobre o assunto.

sábado, 7 de maio de 2011

arquitetura gótica

"Morrer! É a cessação de todos os sonhos, de todos as palpitações do peito, de todas as esperanças!" Álvares de Azevedo (Noite na Taverna)

A maioria das pessoas quando ouve a palavra "gótico", lembra logo das grandes e célebres catedrais medievais como Chartres, Reims e Notre-Dame. Isso devido a uma relação com a arte gótica da Idade Média. No romantismo havia um retorno idealizado em relação ao místico e ao imaginário medievais. E não há melhor ícone da Idade Média que a catedral gótica.



Outro ícone muito apreciado pelos góticos são os cemitérios, que apesar da aparência muitas vezes triste , principalmente os mais antigos, podem guardar ricas surpresas para quem se dispõe a procurar. Alguns constituem verdadeiras galerias de arte a céu aberto sendo até mesmo possível encontrarmos peças e esculturas de artistas famosos. Em países como a França e Argentina alguns cemitérios são até mesmo pontos turísticos que atraem viajantes do mundo inteiro, como por exemplo os cemitérios de Pére Lachaise (Paris) e da Recoleta (Buenos Aires). Eles são concorridos pontos turísticos por terem entre seus moradores eternos figuras famosas que fizeram histórias nas artes ou na política, mas com certeza a beleza da arte tumulária presente nestes cemitérios contribui e muita para a sua fama.
As esculturas góticas, que estão presentes em todo o mundo, em quase todos os cemitérios, como enfeites para os mais diversos túmulos. Quem nunca admirou uma estátua de algum anjo ou algo em algum túmulo? Difícil de responder, pois todas são lindas, cheias de encantos, detalhes de ótimo acabamento, entre outros atributos. As esculturas góticas, devido à sua estética , e até mesmo, à sua "tristeza de expressão" são sempre as favoritas para se despedir de algum parente ou ente querido que devido a esta arquitetura tão linda, em junção com um lugar pacífico, que é o cemitério, junto de uma paisagem bonita e um ambiente calmo, os góticos em sua maioria, gostam de cemitérios, e devido a isto, passam a ser julgados , recriminados e até mesmo , aos olhos da sociedade, passam a ser obcecados pela morte, e existem até mesmo, pessoas que por falta de informação, pensam que os góticos gostam de matar os outros, o que não é verdade!!! Os góticos gostam apenas da paz e tranqüilidade que sentem neste ambiente, já que em outros , devido as coisas que acontecem e até mesmo devido às pessoas, não conseguem ficar tranqüilos.
Uma coisa é certa: se um gótico quer tanto a morte não é porque ele é um problemático, mas sim porque fizeram algo de muito ruim para este, pois um gótico também tem sentimentos como qualquer um, não é mais um "sangue de barata" perdido neste mundo.






1 comentário:

  1. Gostei muito do seu texto.
    É muito bom adquirir cultura e foi muito bom ter entrado no seu blog.
    Onde eu moro( no planeta terra: /) não há muitos que compreendão o estilo de vida gótico entre no meu blog será um grande prazer ter alguém como você nele. :)

    ResponderEliminar