Este blog foi feito com o intuito de expor poemas, explicar sobre goticismo, vampirismo entre outros a fim de ajudar a todos nós praticantes e interessados sobre o assunto.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Gótico - uma maneira diferente de encarar a vida




Roupas pretas, gosto pela melancolia, tristeza, fazer saraus em cemitérios... Estas podem ser as características para se definir uma pessoa gótica. Mas será que realmente existe uma definição?
Segundo muitos não existe uma verdadeira definição para o que é ser gótico; pois não é um movimento e assim não há características pré-definidas para serem listadas. O termo surgiu há muito tempo, com os Godos, um povo germânico vulgarmente chamado de Bárbaros e que foram os primeiros germânicos a se converterem ao cristianismo. Mesmo esse povo e sua cultura não tendo nada em comum com o estilo gótico é sempre bom lembrar a origem do termo.
Mas pode-se dizer que os góticos gostam da noite, da vida e também da morte, da literatura, da arte, da solidão, do ocultismo, do amor. O mundo dos góticos não pode ser muito caracterizado, cada um define-se de uma maneira. Segundo Leandro Formagi, o Coruja, "o verdadeiro gótico é aquele que consegue enxergar a arte por trás da escuridão. É aquele que consegue transformar a tristeza e a melancolia em poesia". Já Ana Lucia Bertolani, acredita que quem tem a poesia obscura na alma e encontra refúgio na música, arte e estilo de vida que expressa obscuridade poética, pode se considerar gótico. Segundo muitos góticos a confusão chega a ser tanta que alguns já a ouviram perguntas absurdas como se góticos bebem sangue de criancinhas, se dormem em caixão, se é muito usado magia negra ou necrofilia, entre outros absurdos.
O motivo estaria na ligação que muitas pessoas acabam fazendo erroneamente, quando vêem os góticos como vampiros; pois há uma grande confusão por ambos terem gosto pela vida noturna, romantismo mórbido, a maneira de se vestir, caracterizadas por trajes antigos usados nos filmes. Mas principalmente porque grande parte dos góticos tem o costume de freqüentar cemitérios, mesmo durante a noite. Um hábito que pode parecer estranho para quem não entende, mas que segundo Coruja é muito simples. Nos cemitérios encontra-se paz. "É um local tranqüilo, onde pode-se escrever poemas, sem barulhos ou medo de ser assaltado", afirma. Ainda segundo Coruja, o problema de frequentar cemitérios está nas pessoas que entram durante a noite para promover saques, acabando por deixar a culpa nos góticos, que utilizam o local apenas como fonte de inspiração, respeitando e de certa forma protegendo o cemitério. Ana Lucia complementa dizendo que "a fixação por cemitérios é maior no sentido intelectual, por expressarem a arte gótica e principalmente inspiração", mas Coruja explica e finaliza: "O que é escuridão para a maioria, é a fonte de criação para os góticos".

Texto original de Lilian Akemy Yamada

Góticos e a paixão pelo mundo das trevas



Por acaso você já viu um pessoal que se veste todo de preto, geralmente maquiado com olhos escuros e pele pálida e que são conhecidos por visitarem cemitérios à noite? Eles são chamados de góticos e costumam vagar pelas grandes metrópoles do Brasil assustando as pessoas mais conservadoras com seu visual pesado e sombrio.
O estilo gótico surgiu na cena pós-punk dos anos 80 com bandas comoJoy DivisionThe Sisters of MercyBauhaus, Siouxsie and the Banshees,The Cure entre outras. O termo gótico define um estilo arquitetônico medieval de igrejas dos séculos 12 a 15 na Europa. Durante a Idade Média, a invasão de povos bárbaros influenciou a arte européia com imagens de monstros como as gárgulas e os vampiros, por exemplo. Daí os góticos tiraram o gosto pelo sinistro e uniram ao ideal romântico de viver a vida – o sofrimento por amor, o interesse pelo além etc.
Para Javier Muniain, 17, que tem o estranho apelido de "Anjo em Pranto", o gótico é uma cultura. "Não é algo fechado. Cada gótico tem sua idéia do que é ser gótico", diz. Ele mesmo é um integrante desta tribo e explica que os góticos adoram literatura, artes plásticas, música e cinema. Ele quer ser cineasta, estuda teatro e tem uma vida como qualquer outro garoto da sua idade – estuda, namora, freqüenta baladas góticas com os amigos. É claro, que tudo em sua vida está muito ligado à um mundo de trevas. Lembra do Batman? O visual gótico é como o das histórias deste herói – cidades escuras, pessoas atormentadas e um mundo de fantasias que faz a gente ter medo da própria sombra. Segundo Javier, o rótulos são uma limitação e a personalidade da pessoa não é influenciada pelo pensamento gótico, mas ao contrário – pessoas que já tem uma inclinação para gostar de coisas mórbidas é que se identificam com o mundo gótico.
Elen Cristina de Souza, 17, também acredita que o mundo gótico acolhe pessoas que já se sentem "diferentes". "É um estilo especial de viver, uma filosofia diferente, um mundo mais romântico", diz. Elen, que só sai depois das 20 horas, explica o interesse que muitos góticos têm por cemitérios (eles pulam os muros de madrugada e muitas vezes são pegos pela polícia): "É um lugar calmo para refletir sobre a vida onde as pessoas conversam, bebem vinho e, às vezes, fazem amor".
Muitas pessoas acham que os góticos incentivam o suicídio, mas, para Elen, suicidar-se nada tem a ver com ser gótico, mas com ter problemas e querer fugir deles. Ela diz que já pensou em suicídio por causa de uma crise de depressão – doença muito comum entre adolescentes – e não por conta da filosofia de sua tribo. Elen, como a maioria dos góticos de São Paulo, freqüenta o Madame Satã – bar de São Paulo onde todo mundo costuma dançar sozinho virado para a parede como forma de introspecção.
Um lugar ótimo para conhecer gente diferente e encontrar pessoas que pensam como você, é a Internet. Muitos góticos têm blogs e sites o que facilita o encontro e a comunicação entre eles. Ana Lúcia, 20, é uma gótica escritora e fotógrafa que tem dois blogs o Câmara Obscura e o Goth."A Internet é um tremendo espaço para colocar suas idéias e falar sobre cultura", explica Ana. E, além disso, é grátis! Todo mundo pode ter seu site e seu blog e trocar informações e conhecer gente.
Ana não anda sempre vestida "à caráter" - com roupas escuras e maquiagem pesada. Ela explica que teve de se adaptar ao mundo: "No trabalho, por exemplo, não dá para ir vestida assim". Ana estuda jornalismo e já faz fotos no melhor estilo gótico.
Jogos de RPG costumam instigar esse lado fantasioso dos góticos porque assim eles podem viver um personagem, ser alguém diferente. Segundo Ana,esse jogo "abre campo para a imaginação das pessoas".
Parece que para todos os góticos entrevistados, o visual importa bastante, mas ao contrário do que a maioria das pessoas costumam pensar, ele é apenas uma maneira de exteriorizar o que esse pessoal tem dentro de si. Usar roupas escuras, usar maquiagem e agir de um jeito "meio estranho", como diz Ana, é só uma maneira de a pessoa expressar melhor ao mundo quem é de verdade.
Todos eles se tornaram góticos não porque o visual os atraiu, mas porque já se sentiam diferentes e acabaram achando gente que pensava como eles.

Texto original de Ana Cândida

GÓTICOS??? 



Você já nasce gótico e descobre isso enquanto cresce, até o dia em que descobre a cultura gótica. Geralmente essa descoberta ocorre com a arte, ouvindo-se uma música em algum lugar, vendo imagens relacionadas à nossa cultura e sentido-se bem com elas. A cultura gótica consiste , não exatamente num mundo cheio de lágrimas, mas sim, num mundo obscuro, profundo, num mundo na qual há sentimento, paixão, deírios e até mesmo razão. São esses sentimentos que causam o distanciamento de nós góticos do mundo dos demais mortais. Esse distanciamento na maioria das vezes se torna um círculo vicioso e nos faz cair num poço de profunda melancolia. Essa tristeza invade nossas almas , tornando-nos criaturas frias e distantes, muitas vezes estranhas para os demais. Sentimos um amor profundo pelas artes, além de sentimentalismo exagerado, ou então, uma frieza e distância inexpugnáveis. Perfeição e sombriedade são duas outras coisas presentes na alma de um gótico, além da capacidade de amar eternamente e ainda depois..


sábado, 3 de dezembro de 2011

Insônia

É noite, não posso dormir
Sinto uma inquietação que não é natural
Minha respiração está ofegante
Meu fôlego às vezes falha...
E sou momentaneamente surpreendido por pavores noturnos
Vasculho meus pensamentos
Tentando descobrir a causa de minha insônia...
Mas é em vão.
O vento lá fora faz barulhos estranhos
A janela ruge com um gemido triste.
Absorvido pela escuridão, encolho-me a um canto
O frio da madrugada penetra minha alma
E sinto o gelo da solidão entrar pela janela
E docemente acolher-me em seu peito
Que falta faz o calor de um sorriso...
E a presença de um ombro amigo...
Só me resta agora a noite fria
A fria e escura noite de inverno.
De repente, o vento parou de sussurrar...
A janela cessou os lamentos
E um silêncio triste...
Um silêncio mórbido e triste tomou meu ser.
O coração parou de bater,
O fôlego cessou
E uma lágrima quente escorreu por uma face triste...
O coração voltou a bater,
O fôlego retornou...
E a noite parece mais fria do que antes.



Lágrimas depressivas

É assim todo o dia
O sol clareia brando
A lua suaviza meu pranto
Medito sobre minha vida vazia

Lágrimas de suplício
Lágrimas geladas...
Lágrimas desperdiçadas...
Tentando aliviar meu martírio

E eu odeio tudo isso
Odeio sentir essa tortura
Ser seguida por essa amargura
Até já tentei suicídio

Minha lamúria
Meu terror que queima minha alma
Minha mortificação que não me deixa ter calma
Minha eterna fúria

Lágrimas...
Lágrimas de dor
Lágrimas sem amor
Mágoas...

Tentei me afogar
Nessa lamentação inútil
Nesse lamento fútil
Na bruma que disfarça o mar

Mas isso não me protegeu
Só me trouxe mais aflição
Só trouxe minha crucificação
Mas isso não me abateu

Pois, assim como eu
Nesse mundo profano
Sufocado nesse desejo insano
Muita gente morreu...
Nessa imortal depressão





Quando o Silêncio Chora...
Quando o silêncio chora...
É isso o que eu sinto
Ou é isso o que você realmente deseja muito ser?
Depressão cresce novamente
Para você eu prometo minha culpa
Campos desertos eu vago
Ali não há consolo

A noite sangrando, te envolve como um véu enegrecido
Os ecos acordam meu pensamento dormente
A voz distante... Ela chora novamente
Eu percebo que ela não é um sonho, como uma viagem na solidão
Ignore o que eu disse certa vez

Quando o silêncio chora...

O sentimento agradável de algo morrendo
Sobre o inocente ele crescerá mais uma vez
Uma lágrima eu derramo, em silêncio
Puna a palavra de sabedoria que eu dei

Quando o silêncio chora...
A travessia dos sonhos
A travessia dos sonhos e memórias
Pequeninos gritos
Fracos ainda não revelados
Desaparecendo agora é meu esquecimento

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Um dia eu fiz uma promessa para você
Uma promessa de imortalidade
Outras visões, outra vida, sem dor
Mais sangue será derramado, por que?
Imortalidade comprada com outras vidas
Outros olhos para ver, outras orelhas para ouvir, O que?
Uma sombria viagem no Vale da Morte
Uma sombria viagem na minha mente.
O que procede essa vida?
Para ver pessoas morrerem diante de meus olhos
Noivas, crianças e amigos
pessoas normais
pessoas que não tinham culpa
pessoas inocentes
tu que és puro e inocente
Vampiro Suícida

Evanescence

Como você pode ver nos meus olhos
como portas abertas?
levando você para baixo em meu núcleo
onde eu me tornei tão entorpecido
Sem alma;
meu espírito está dormindo em algum lugar frio,
até encontrá-lo lá e levá-la de volta para casa.

Acorde-me por dentro.
(Eu não consigo acordar)
Acorde-me por dentro.
(Salve-me)
Chamar meu nome e me salve da escuridão.
Faça meu sangue correr.
(Eu não consigo acordar)
Antes que eu me desfaça.
(Salve-me)
Salva-me do nada que eu me tornei.

Agora que eu sei o que estou sem
você não pode simplesmente me deixar.
Respire em mim e me faça real.
Traga-me para a vida.
Traga-me para a vida.
Eu tenho vivido uma mentira / Não há nada dentro.
Traga-me para a vida.

Congelada por dentro sem seu toque,
sem o seu amor, querida.
Somente você é a vida entre os mortos.

Todo esse tempo
Eu não posso acreditar que eu não podia ver
Mantidas no escuro
mas você estava lá na minha frente
Eu tenho dormido uns 1000 anos que parece.
tenho que abrir meus olhos para tudo.
Sem um pensamento
Sem voz
Sem alma
Não me deixe morrer aqui / deve haver algo mais.
Traga-me para a vida.
Traga-me para a vida.
Eu tenho vivido uma mentira
Não há nada dentro.
Traga-me para a vida.
Me mate sem amor
Me mate com dor
Me deixe sem sorrir
Me  deixe morrer sem querer

Quero morrer pouco a pouco
Morrer de dor
Morrer sem amor
Sem ter  motivo pra sorrir
Vou chorar por desistir
Desistir de uma coisa que todos querem
O amor!!
É a pior morte que há de ter
Morrer sem querer é uma otima solução
Me deixe chorar por amar
Mas nao deixe morrer sem ti dizer
TE AMO

A dor me consome
O odio me domina
Nesse mundo que me mata pela vida

Nesse mundo onde os mais fortes dominam
Não poderei viver e me parece a melhor solução
morrer agora antes de pedir perdão
para seguir nesta redenção
de ser salva pela benção
de um deus quem não nos dá solução ...
Abrace-me meu anjo cujo os olhos iluminam meu mundo. Deixe-me sentir seu cabelo dourado, tão suave, tão bonito. Pegue minha mão e siga-me, junte-se a mim neste mundo de desilusões me ajude meu anjo me segure, me abraçe forte, me mostre o caminho para seu coração, me beije com amor, me beije da melhor forma você sabe como me agradar, você sabe me fazer feliz aproveite essa oportunidade me ensine te amar pois te amarei até o fim de todo infinito, me abraçe meu anjo, me beije mais uma vez e me mostre o caminho de nosso amor me dizendo mais uma vez eu te amo